Blog

Os Futuros Conservacionistas

Dia na Floresta, Silvio. Crédito Edson Grandisoli

(Fonte: eBlog - http://programaecons.org.br/blog/?p=334, foto de Edson Grandisoli)

Envolver jovens no cuidado com a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia. Esse é o objetivo principal da Escola da Amazônia, idealizado pelo E-CONS Silvio Marchini, o biólogo Edson Grandisoli e a pela empresária conservacionista Vitória da Riva Carvalho.

O projeto – realizado pela Fundação Ecológica Cristalino (FEC) – acontece em Alta Floresta, em Mato Grosso, e desenvolve atividades voltadas ao conservacionismo da região.

Entre as atividades acontece o Prêmio Jovem Conservacionista, que tem o apoio do Programa Empreendedores da Conservação (E-CONS). O prêmio tem como objetivo divulgar e incentivar a adoção de melhores práticas de uso, manejo e conservação dos recursos naturais da região.

A primeira edição do prêmio teve como foco a Escola Estadual Ouro Verde, localizada na zona rural de Alta Floresta. Mais de 30 alunos do Ensino Médio participaram de oficinas de vídeo, foto e texto. Tendo de desenvolver ao fim do processo uma peça de comunicação tendo a temática socioambiental voltada ao município de Alta Floresta.

Dentre os participantes da atividade, dois foram selecionados para ficar quatro dias em São Paulo, onde tiveram a oportunidade de conhecer locais de interesse para a comunicação ambiental e a divulgação científica. Entre os locais estão as redações das revistas Superinteressante e National Geographic – no núcleo Planeta Sustentável da Editora Abril -, além da redação do programa Globo Rural, na Rede Globo, o Museu de Microbiologia do Instituto Butantan e o Museu de Anatomia Veterinária da Universidade de São Paulo.

Por meio de iniciativas, como o Prêmio Jovem Conservacionista, Silvio estimula a conscientização das futuras gerações sobre a importância de se manter áreas com rica biodiversidade.

Bookmark and Share

Sobre o autor

Leave a Reply