Fronteiras do desmatamento

Amazonarium Experiências

O desmatamento em todas as suas dimensões

O desmatamento na Amazônia tem sido um tema de grande importância nacional e internacional. Apesar da recente queda, ele continua sendo – juntamente com as queimadas – uma grave ameaça à floresta. Preocupada com o problema, a sociedade tende a condenar aqueles que desmatam.

No entando, sem nunca terem colocado os pés na Amazônia, muitos ignoram a complexidade dos fatores que determinam o desmatamento. Além disso, enquanto os meios de comunicação enfatizam os problemas na Amazônia, a maioria desconhece as iniciativas locais de proteção e uso sustentável dos recursos naturais.

O município de Alta Floresta, em pleno Arco do Desmatamento, é o lugar perfeito para se vivenciar o desmatamento em todas as suas dimensões: ecológica, econômica, política, cultural, histórica e ética. Nessa viagem, os participantes interagem com representantes dos diferentes setores produtivos – da pecuária e agricultura ao extrativismo e ecoturismo – e testemunham o esforço de indivíduos e instituições para proteger a floresta sem comprometar o desenvolvimento.

No roteiro longo, os participantes têm ainda a oportunidade de explorar o bioma Cerrado e sua relação com o desmatamento na Amazônia; da conservação de algumas de suas mais lindas paisagens no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, à sua conversão nas imensas plantações de soja e algodão que caracterizam o agronegócio ao longo da rodovia BR-163.

Informações gerais